O SQL Server Express LocalDB (comumente referido como apenas "LocalDB") não é um aplicativo baseado em serviço: ele não aparece em "Serviços" nem é iniciado quando a máquina inicia ou até permanece em execução até que seja desligado manualmente .
LocalDB é processo em segundo plano de modo de usuário. Ele é iniciado quando a primeira solicitação para conexão ocorre (supondo que a solicitação está usando a sintaxe "(localdb) \ InstanceName") ou quando explicitamente iniciado por meio do utilitário de linha de comando SqlLocalDB.exe .
Portanto, se você souber o nome da instância, basta tentar se conectar e a primeira vez demorará um momento enquanto ela é iniciada, mas as conexões subseqüentes (assumindo atividade consistente) serão rápidas.
Se você não souber o nome da instância, você pode obter a lista usando o SqlLocalDB.exeutilitário da seguinte maneira:
C:\>SqlLocalDB i
Isso retornará uma lista de instâncias às quais o login do Windows tem acesso. Se um nome de .\instância começa com, então é uma instância compartilhada que outros usuários podem acessar também (o padrão é que as instâncias são privadas para o login que os criou).
A partir daí, você pode obter mais informações (inclusive se a instância do LocalDB é "Running" ou "Stopped") fazendo:
C:\>SqlLocalDB i {InstanceName}
E você pode iniciá-lo fazendo:
C:\>SqlLocalDB s {InstanceName}
Assim que a última conexão com uma instância do LocalDB for fechada, a instância irá parar automaticamente após cerca de 5 minutos (esta é a configuração padrão, mas pode ser configurada para ser mais longa). O desligamento atrasado é para evitar a necessidade de aguardar a inicialização novamente para conexões que vêm em pouco depois da última conexão terminou.
LocalDB sempre tem uma instância "padrão" que é criada durante a instalação, mesmo se você nunca usá-lo. No SQL Server 2012 Express LocalDB, o nome de instância padrão é v11.0 . Na versão 2014 do LocalDB, o nome de instância padrão é MSSQLLocalDB . E, assim como um período " . " Pode ser usado para se conectar a uma instância não-LocalDB padrão:
C:\>SQLCMD -S . -E -Q "SELECT @@SERVERNAME;"
Ele também pode ser usado com a sintaxe "(LocalDB) \ InstanceName" para se conectar à instância padrão:
C:\>SQLCMD -S (LocalDB)\. -E -Q "SELECT @@SERVERNAME;"
Observe que você pode ter apenas uma instância padrão de LocalDB especificado como sendo a instância padrão. Significado, se você tiver as versões de LocalDB 2012 e 2014 instaladas, usando(LocalDB) \. Irá referir-se a instância MSSQLLocalDB e não a instância v11.0 .