Requisitos básicos para geração minima do Bloco K

1-Deve-se ser gerado um inventário com data do ultimo mês do período de apuração

2-Deve-se configurar a TAG GerarBlocoK=SIM

3-Os produtos desejados devem estar com Produção Própria e TIPO DE CLASSIFICAÇÃO condizente com produto (00,01,02,03,04,05,06 e 10).

ATENÇÃO!!! Ão gerar o SPED fiscal, não necessariamente você deve selecionar o inventário gerado na etapa 1, você escolhe o inventário desejado.

Sobre Bloco K

Basicamente o Bloco K faz parte do Sped EFD, destinado a informações de produções como: quantidade produzidas, matéria prima, insumos, estoque, etc...
Para que o contribuinte tenha esse bloco K em seu arquivo Sped o seu pacote contratado deverá ter disponibilizado o pacote para indústrias.

Quais são os principais registros relacionados ao Bloco K?

Assim como os demais blocos da EFD, o Bloco K é composto por diversos registros, sendo que alguns merecem destaque.

Registro 0200: tabela de identificação do item

Apresenta o cadastro de todos os produtos e serviços da empresa, incluindo produtos acabados, semiacabados, matérias primas, embalagens, subprodutos, entre outros.

Registro 0210: consumo específico padronizado

Apresenta a lista de materiais padrão de todos os produtos acabados e semiacabados da empresa.

Registro K200: estoque escriturado

Apresenta o saldo em estoque no final do período de apuração, que equivale ao último dia do mês, por produto, separando produtos de propriedade da empresa em seu poder, produto de propriedade da empresa em poder de terceiros, e produtos de propriedade de terceiros em poder da sua empresa.

Registro K220: movimentações internas entre mercadorias

Apresenta todas as movimentações internas entre mercadorias no período que não se enquadram nas movimentações de produção efetuada pela empresa (K230), movimentações de consumo de material na produção efetuada pela empresa (K235), movimentações de produção efetuada por terceiros (K250), movimentações de consumo de material na produção efetuada por terceiros (K255).

Registro K230: itens produzidos

Apresenta toda a produção efetuada pela empresa no período, incluindo a informação da ordem de produção, produto da ordem de produção, e quantidade produzida.

Registro K235: insumos consumidos

Apresenta todos os insumos requisitados para a fabricação dos itens produzidos informados no K230, incluindo a quantidade requisitada de cada material.

Registro K250: industrialização efetuada por terceiros – itens produzidos

Apresenta toda a produção efetuada por terceiros no período, incluindo a informação do produto e quantidade produzida.

Registro K255: industrialização em terceiros – insumos consumidos

Apresenta todos os insumos consumidos para a fabricação dos itens produzidos informados no K250, incluindo a quantidade consumApresenta todos os insumos consumidos para a fabricação dos itens produzidos informados no K250, incluindo a quantidade consumida de cada material.

Lembrando que os prazos para obrigatoriedade da geração do bloco K depende do perfil de cada empresa e do estado onde está localizado a sua empresa.
Para implantar o bloco K e necessário algum tempo antes de você poder começar gerar o bloco, por isso é ideal que você começe o processo de implantação o quanto antes.

Para maiores informações consulte o seu contador para esclarecimentos de obrigatoriedade e prazos.

Segue alguns link para ajudar no seu esclarecimento:

http://www1.receita.fazenda.gov.br

http://www.spedblog.com.br/